Autores

Projeto Avança Mais - Lista de Autores

1º ano Língua Portuguesa

Elaboração dos originais

PATRÍCIA RIBEIRO DA FROTA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Educação e Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada Estácio de Sá (FIC). Atuou em diversas funções durante sua trajetória de mais de 20 anos na Educação: foi professora, formadora, consultora, gerente de ensino e palestrante. Dedicou boa parte de sua trajetória à experiência com alfabetização de crianças e formação de professores alfabetizadores. Participou do Programa PAIC de 2005 a 2011 e hoje atua como consultora pedagógica em diferentes instituições.

JULIANA MENDES CRUZ

Licenciada em Pedagogia (UECE) e especialista em Didática e Psicopedagogia. Atuou como formadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC. Trabalhou na produção de atividades em escola particular de Fortaleza. Atualmente, trabalha na gestão escolar acompanhando o processo de ensino e aprendizagem de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

2º ano Língua Portuguesa

Elaboração dos originais

LIDUINA MARIA PAULA MEDEIROS

Graduada em Letras (UFC), especialista em Literatura Luso-brasileira (UFC) e em Descrição do Português (UECE). Foi professora efetiva da Rede Estadual do Ceará (experiências em escolas públicas/técnicas da SEDUC), do Ensino Particular (Colégio Christus, Colégio Cearense e Colégio Farias Brito). Foi coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa pelo Estado do Ceará. É formadora regional nas Formações em Língua Portuguesa (SEDUC e municípios). É revisora e produtora de itens (CAEd), além de autora de livros didáticos

LILA CLOTILDE BARBOSA XAVIER

Mestre em Educação Brasileira com pesquisa em avaliação educacional e Licenciada em Pedagogia (UECE). Autora de livros didáticos de língua portuguesa e produção textual para o segmento do Ensino Fundamental – Séries Iniciais. Coautora de livro de história e geografi a do 3o ano do Ensino Fundamental. Atua como professora no curso de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, ministrando a disciplina de Avaliação: concepções e práticas.

DEUZIRANE NUNES SILVA

Graduada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios (FAK). Atuou na função técnicopedagógica, com ênfase na formação continuada e em serviço, bem como no acompanhamento técnico-pedagógico. Atualmente, exerce o cargo efetivo de professora de língua portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais.

3º ano Língua Portuguesa

Elaboração dos originais

ANDRÊZZA ALVES

Graduada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro. Possui 16 anos de experiência no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atuou como Superintendente Escolar, Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Formadora do Paic/Pnaic.

MÁRCIA CRUZ DA SILVA

Formada em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Educadora há 15 anos, atuou como alfabetizadora, coordenadora escolar, técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, formadora do Paic/Pnaic e, atualmente, atua como coordenadora de ensino.

4º ano Língua Portuguesa

Elaboração dos originais

OZIÊLTON SOUSA

Doutor em Linguística Aplicada (UECE), mestre em Educação (UECE), especialista em Gestão Pública e Gestão Escolar (UECE), graduado em Letras (UECE) e habilitado em Pedagogia (UVA). Integra o Grupo de Pesquisa PragmaCult, o Programa Viva a Palavra e o Coletivo PerformATIVAS. É professor, formador, consultor e autor de materiais didáticos. Defensor de causas sociais e vencedor do Prêmio Educador Nota 10.

POLY LIMA

Doutora e mestra em Linguística Aplicada (UECE), graduada em Letras com habilitação em Francês (UFC). É participante do grupo de pesquisa G.E.E.N.T.E. e membra do coletivo PerformAtivas. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior; em formação de professores, em produção de material didático e na área de criação textual publicitária

EDUARDO FREITAS

Especialista em Literatura Africana de Língua Portuguesa (UNILAB), licenciado em Português (UVA) e habilitado em Pedagogia (UVA). Atuou na prevenção e combate ao trabalho infantil no Ceará. Professor, formador e gestor escolar. Coordenador de projetos no IFAN. Experiência em Ludoeducação e Educomunicação, formação de professores e mediadores, produçao de material didático, contação e produção de histórias infantis.

5º ano Língua Portuguesa

Elaboração dos originais

FRANCISCO EDNARDO PINHO DOS SANTOS

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Experiência no Ensino Superior, na Educação Básica, em publicação de trabalhos acadêmicos sobre gramática funcional e histórias em quadrinhos. Atualmente, é professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, com atuação em docência do Ensino Fundamental e em formação de professores

LILA CLOTILDE BARBOSA XAVIER

Mestre em Educação Brasileira com pesquisa em avaliação educacional e Licenciada em Pedagogia (UECE). Autora de livros didáticos de língua portuguesa e produção textual para o segmento do Ensino Fundamental – Séries Iniciais. Coautora de livro de história e geografi a do 3o ano do Ensino Fundamental. Atua como professora no curso de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, ministrando a disciplina de Avaliação: concepções e práticas.

DEUZIRANE NUNES SILVA

Graduada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios (FAK). Atuou na função técnicopedagógica, com ênfase na formação continuada e em serviço, bem como no acompanhamento técnico-pedagógico. Atualmente, exerce o cargo efetivo de professora de língua portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais.

6º ano Língua Portuguesa

Elaboração dos originais

GERLUCE LOURENÇO DA SILVA

Mestre em Educação Brasileira e Graduada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Federal De Educação Tecnológica do Ceará. Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza desde 2001. Formadora de professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino em Fortaleza.

KÁTIA GONÇALVES FREIRE

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), especialista em Gestão escolar, professora das redes pública e privada. Atua desde 2014 na formação de professores do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação.

7º ano Língua Portuguesa

Elaboração dos originais

OZIÊLTON SOUSA

Doutor em Linguística Aplicada (UECE), mestre em Educação (UECE), especialista em Gestão Pública e Gestão Escolar (UECE), graduado em Letras (UECE) e habilitado em Pedagogia (UVA). Integra o Grupo de Pesquisa PragmaCult, o Programa Viva a Palavra e o Coletivo PerformATIVAS. É professor, formador, consultor e autor de materiais didáticos. Defensor de causas sociais e vencedor do Prêmio Educador Nota 10.

POLY LIMA

Doutora e mestra em Linguística Aplicada (UECE), graduada em Letras com habilitação em Francês (UFC). É participante do grupo de pesquisa G.E.E.N.T.E. e membra do coletivo PerformAtivas. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior; em formação de professores, em produção de material didático e na área de criação textual publicitária

ALYNI FERREIRA COSTA

Graduada em Letras, mestre em Literatura Brasileira e, atualmente, doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora de Literatura Cearense. Professora de escolas e de cursos de graduação presencial e a distância.

8º ano Língua Portuguesa

Elaboração dos originais

FRANCISCO EDNARDO PINHO DOS SANTOS

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Experiência no Ensino Superior, na Educação Básica, em publicação de trabalhos acadêmicos sobre gramática funcional e histórias em quadrinhos. Atualmente, é professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, com atuação em docência do Ensino Fundamental e em formação de professores

9º ano Língua Portuguesa

Elaboração dos originais

POLY LIMA

Doutora e mestra em Linguística Aplicada (UECE), graduada em Letras com habilitação em Francês (UFC). É participante do grupo de pesquisa G.E.E.N.T.E. e membra do coletivo PerformAtivas. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior; em formação de professores, em produção de material didático e na área de criação textual publicitária

LILA CLOTILDE BARBOSA XAVIER

Mestre em Educação Brasileira com pesquisa em avaliação educacional e Licenciada em Pedagogia (UECE). Autora de livros didáticos de língua portuguesa e produção textual para o segmento do Ensino Fundamental – Séries Iniciais. Coautora de livro de história e geografi a do 3o ano do Ensino Fundamental. Atua como professora no curso de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, ministrando a disciplina de Avaliação: concepções e práticas.

DEUZIRANE NUNES SILVA

Graduada em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios (FAK). Atuou na função técnicopedagógica, com ênfase na formação continuada e em serviço, bem como no acompanhamento técnico-pedagógico. Atualmente, exerce o cargo efetivo de professora de língua portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais.

1º ano Matemática

Elaboração dos originais

SILENE CERDEIRA SILVINO DA SILVA

Doutoranda em Educação (UFRN), mestre em Educação (UECE), especialista em Alfabetização de Crianças (UECE) e graduada em Pedagogia (UECE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação e Ensino Fundamental (GEPHEF/URCA) e coordenadora da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Educação Matemática (ENAPEM/URCA). É professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Autora, consultora e parecerista de livros e materiais didáticos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Colaboradores

FRANCISCA SANDRA DE SOUSA

Professora efetiva e formadora de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação do município de Brejo Santo – CE. Contadora de Histórias pela Escola de Narradores do Cariri – CE. Especialista em Ensino de Matemática (FVS). Graduada em Pedagogia e Matemática pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

GEÓRGEA MARIA MACIEL FEIJÓ

Professora efetiva e formadora de professores do Ensino Fundamental nos componentes curriculares de Matemática e Ciências da Secretaria Municipal de Educação do município de Brejo Santo-CE. Especialista em Saúde e Meio Ambiente pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC. Graduada em Biologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

2º ano Matemática

Elaboração dos originais

CARLOS ALVES DE ALMEIDA NETO

Doutorando em Educação Brasileira, eixo de Ensino da Matemática (FACED/UFC), mestre em Matemática (PROFMAT/UFC), especialista em Qualificação do Ensino de Matemática (UFC) e em Ensino de Matemática (FATE) e licenciado em Matemática (UFC). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Fortaleza, atualmente lotado na Célula de Formação de Professores- CEFOP/SME. Atua como colaborador na elaboração de itens (BNI/INEP) e atuou como colaborador no time de autores da Revista Nova Escola.

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA JÚNIOR

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera em São Paulo, com especialidade em Formação Docente. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Centro Universitário 7 de Setembro, com atuação no Ensino Fundamental e Médio desde 1994.

ANA CLÁUDIA LIMA DE ALMEIDA

Licenciada em Matemática pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente exerce função técnico-pedagógica, com ênfase na formação continuada em serviço dos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no acompanhamento técnico-pedagógico e na elaboração de materiais específicos para os estudantes do nível já referido

3º ano Matemática

Elaboração dos originais

SILENE CERDEIRA SILVINO DA SILVA

Doutoranda em Educação (UFRN), mestre em Educação (UECE), especialista em Alfabetização de Crianças (UECE) e graduada em Pedagogia (UECE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação e Ensino Fundamental (GEPHEF/URCA) e coordenadora da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Educação Matemática (ENAPEM/URCA). É professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Autora, consultora e parecerista de livros e materiais didáticos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

LUIZ CARLOS CARVALHO SIQUEIRA

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Educação (MPEDU/URCA). Pedagogo (UNIGRAN). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Orientador da linha de pesquisa em Gestão Escolar e Didática em Ambientes Digitais de Aprendizagem do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação de Professores – GEPET/URCA.

Colaboradores

MARIA CÍNTIA GOMES

Mestranda em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Educação Infantil e Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora e pesquisadora de práticas pedagógicas antirracistas.

ANA RAFAELA MENDES ALVES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e pós-graduanda em Gestão e Docência pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Atuou como residente no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

4º ano Matemática

Elaboração dos originais

SILVANA HOLANDA DA SILVA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Novas Tecnologias da Educação e Gestão Educacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora substituta do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/UECE). Consultora e formadora de professores com ênfase nos anos iniciais de escolaridade.

MARIÂNGELA DA COSTA MENDONÇA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista, com especialização em Gestão, Orientação e Direção Escolar pelo Instituto Superior de Educação da America Latina e mestrado acadêmico na área da Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

5º ano Matemática

Elaboração dos originais

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA JÚNIOR

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera em São Paulo, com especialidade em Formação Docente. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Centro Universitário 7 de Setembro, com atuação no Ensino Fundamental e Médio desde 1994.

ANA CLÁUDIA LIMA DE ALMEIDA

Licenciada em Matemática pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente exerce função técnico-pedagógica, com ênfase na formação continuada em serviço dos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no acompanhamento técnico-pedagógico e na elaboração de materiais específicos para os estudantes do nível já referido

Colaboradores

CARLOS ALVES DE ALMEIDA NETO

Doutorando em Educação Brasileira, eixo de Ensino da Matemática (FACED/UFC), mestre em Matemática (PROFMAT/UFC), especialista em Qualificação do Ensino de Matemática (UFC) e em Ensino de Matemática (FATE) e licenciado em Matemática (UFC). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Fortaleza, atualmente lotado na Célula de Formação de Professores- CEFOP/SME. Atua como colaborador na elaboração de itens (BNI/INEP) e atuou como colaborador no time de autores da Revista Nova Escola.

6º ano Matemática

Elaboração dos originais

LUZIA HIPPOLYTO

Doutora em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e graduada em Matemática. Realizou diversos projetos, entre eles, como técnica na célula de Avaliação de Desempenho da SEDUC-CE; elaboradora e revisora de Itens para Avaliações em Larga Escala pelo Inep e pelo CAEd; redatora do Documento Curricular do Ceará – ProBNCC; pesquisadora 1A do CNPQ do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE- UFC); palestrante, formadora de professores, empreendedora, consultora educacional com mais de 20 anos de experiência em Avaliação Educacional.

MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS

Mestre em Matemática (UFC), especialista em Educação Matemática (FATE) e graduado em Matemática (UECE). É professor da Rede Pública Estadual e membro do corpo docente dos cursos de graduação e pós-graduação de faculdades particulares em Fortaleza. Sua experiência profissional inclui atuação na formação inicial e continuada de professores de Matemática, bem como elaboração de itens e avaliação educacional. Autor, consultor e parecerista de livros e materiais didáticos de Matemática dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

DENYLSON PRADO

Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor da Rede Pública do Estado do Ceará com experiência em aulas do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio e em preparação de alunos para a OBMEP. Foi coordenador estadual do SPAECE do Ensino Fundamental em 2019.

7º ano Matemática

Elaboração dos originais

LUZIA HIPPOLYTO

Doutora em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e graduada em Matemática. Realizou diversos projetos, entre eles, como técnica na célula de Avaliação de Desempenho da SEDUC-CE; elaboradora e revisora de Itens para Avaliações em Larga Escala pelo Inep e pelo CAEd; redatora do Documento Curricular do Ceará – ProBNCC; pesquisadora 1A do CNPQ do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE- UFC); palestrante, formadora de professores, empreendedora, consultora educacional com mais de 20 anos de experiência em Avaliação Educacional.

MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS

Mestre em Matemática (UFC), especialista em Educação Matemática (FATE) e graduado em Matemática (UECE). É professor da Rede Pública Estadual e membro do corpo docente dos cursos de graduação e pós-graduação de faculdades particulares em Fortaleza. Sua experiência profissional inclui atuação na formação inicial e continuada de professores de Matemática, bem como elaboração de itens e avaliação educacional. Autor, consultor e parecerista de livros e materiais didáticos de Matemática dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

DENYLSON PRADO

Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor da Rede Pública do Estado do Ceará com experiência em aulas do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio e em preparação de alunos para a OBMEP. Foi coordenador estadual do SPAECE do Ensino Fundamental em 2019.

8º ano Matemática

Elaboração dos originais

LUZIA HIPPOLYTO

Doutora em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e graduada em Matemática. Realizou diversos projetos, entre eles, como técnica na célula de Avaliação de Desempenho da SEDUC-CE; elaboradora e revisora de Itens para Avaliações em Larga Escala pelo Inep e pelo CAEd; redatora do Documento Curricular do Ceará – ProBNCC; pesquisadora 1A do CNPQ do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE- UFC); palestrante, formadora de professores, empreendedora, consultora educacional com mais de 20 anos de experiência em Avaliação Educacional.

MICHAEL GANDHI MONTEIRO DOS SANTOS

Mestre em Matemática (UFC), especialista em Educação Matemática (FATE) e graduado em Matemática (UECE). É professor da Rede Pública Estadual e membro do corpo docente dos cursos de graduação e pós-graduação de faculdades particulares em Fortaleza. Sua experiência profissional inclui atuação na formação inicial e continuada de professores de Matemática, bem como elaboração de itens e avaliação educacional. Autor, consultor e parecerista de livros e materiais didáticos de Matemática dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

DENYLSON PRADO

Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor da Rede Pública do Estado do Ceará com experiência em aulas do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio e em preparação de alunos para a OBMEP. Foi coordenador estadual do SPAECE do Ensino Fundamental em 2019.

9º ano Matemática

Elaboração dos originais

CARLOS ALVES DE ALMEIDA NETO

Doutorando em Educação Brasileira, eixo de Ensino da Matemática (FACED/UFC), mestre em Matemática (PROFMAT/UFC), especialista em Qualificação do Ensino de Matemática (UFC) e em Ensino de Matemática (FATE) e licenciado em Matemática (UFC). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Fortaleza, atualmente lotado na Célula de Formação de Professores- CEFOP/SME. Atua como colaborador na elaboração de itens (BNI/INEP) e atuou como colaborador no time de autores da Revista Nova Escola.

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA JÚNIOR

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera em São Paulo, com especialidade em Formação Docente. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Centro Universitário 7 de Setembro, com atuação no Ensino Fundamental e Médio desde 1994.

ANA CLÁUDIA LIMA DE ALMEIDA

Licenciada em Matemática pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente exerce função técnico-pedagógica, com ênfase na formação continuada em serviço dos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no acompanhamento técnico-pedagógico e na elaboração de materiais específicos para os estudantes do nível já referido